A campanha lançada recentemente pela RBS TV "A educação precisa de respostas" está sendo discutida pelos alunos de ensino médio da Escola Ernesta Nunes, na disciplina de Língua Portuguesa. Segundo a professora Jocelene T. Rebeschini, a intenção é fazer os educandos refletirem sobre uma realidade que está muito próxima de todos eles: a qualidade do ensino público.
Os números divulgados, de que o Brasil ocupa a 88ª posição no ranking da educação, apesar de ser a 6ª economia do planeta, são preocupantes e refletem vários fatores que podem estar contribuindo para isso, como, por exemplo, o fato de que 1,5 milhão de crianças de 4 e 5 anos de idade estarem fora das salas de aula; apenas 12,2% das crianças de zero a três anos de idade de famílias pobres conseguem vagas em escolinhas; 15% das crianças com até 8 anos de idade ainda não estão alfabetizadas; mais da metade dos alunos que concluem o ensino fundamental não atingem os conhecimentos mínimos esperados; o Brasil ainda tem 14 milhões de analfabetos, dos quais 9,7 milhões têm mais de 15 anos de idade; além disso, cerca de 4 milhões de crianças e jovens em idade escolar estão fora das escolas.
Os alunos do ensino médio estão realizando algumas leituras virtuais no Laboratório de Informática da Escola, assistindo a vídeos e discutindo o assunto. Posteriormente, serão convidados a, neste espaço, fazerem os seus comentários sobre questões como:
1. O que contribui para a triste realidade da educação no Brasil?
2. Que medidas são necessárias para melhorar a qualidade do ensino?
3. A implantação do turno integral pode contribuir com a melhoria da qualidade do ensino?
Além dos alunos, este espaço está aberto a outras pessoas da comunidade escolar. As opiniões são bem-vindas.