terça-feira, 23 de abril de 2013

Seminário Integrado: definindo temas

Os alunos do Ensino Médio Politécnico da Escola Ernesta Nunes estão na fase final de definição dos temas para as pesquisas a serem realizadas em 2013.
Até o momento, os alunos dos primeiros e segundos anos do diurno e noturno receberam noções e orientações, ou mesmo retomadas de conceitos como ciência, conhecimento, pesquisa, normas para elaboração de trabalhos científicos, como se faz resumo de materiais lidos, como se faz o registro de resumos (fichamentos), entre outras.
No momento, eles definem os temas das pesquisas, elaboram a justificativa, bem como objetivo geral e objetivos específicos. Segundo a professora Jocelene T. Rebeschini, coordenadora pedagógica do E. M. Politécnico da manhã, os professores e os alunos foram orientados a trabalhar com a pesquisa-ação, ou seja, um tipo de pesquisa que tem como finalidade a intervenção na realidade, por isso a escolha dos temas é uma fase de grande importância, em que os professores articuladores de cada turma devem ter o cuidado de delimitar os temas de um modo que a pesquisa não seja realizada apenas com o objetivo de construir conhecimento, mas também de ter uma ação prática a partir dos resultados obtidos.
A partir da definição dos temas, estes serão encaminhados às áreas do conhecimento, bem como aos professores que atuam em cada componente curricular, para que façam parte do planejamento das aulas. Assim, interdisciplinarmente, haverá um acréscimo de conteúdos aos planejamentos, oriundos dos interesses de pesquisa dos alunos.
As discussões e planejamento do modo como cada área do conhecimento ou componente curricular poderá contribuir com as pesquisas dos educandos ocorre nas reuniões de planejamento da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário