Resgate histórico

Esta é uma página destinada à publicação de memórias, entrevistas, depoimentos,documntos e fotos que marcaram a história da Escola Ernesta Nunes.Ao longo do ano, estaremos publicando todo o material que está sendo elaborado para o resgate histórico da escola.



Ernesta Nunes: foto da esposa do doador do terreno para a construção da escola, sr. Apparício Nunes. Ernesta foi uma pessoa voltada às obras sociais, e seu esposo doou o terreno solicitando que a escola recebesse o nome dela.




Ernesta Nunes – 50 anos de história
Por Cláudio Damião Braun (historiador)

COLABORADORES
Tereza Dault
Hilda Zambiasi
Romeu Barleze
Cinthia Monik de Bortoli Lucero
Neli Teresinha Quevedo Rodrigues


Da fazenda Marcondes ao bairro Oriental

Na década de 1960, a imediação onde estão instaladas as edificações da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesta Nunes era denominada de Potreiro dos Ribeiros ou de fazenda dos Marcondes, por ser uma área agrícola, com plantações de soja e milho e de propriedade da família Marcondes. Com o passar do tempo, esta área de terra começa a ser loteada, dando origem à vila Marcondes e, mais tarde, em homenagem a alguns moradores de origem oriental passa para bairro Oriental.
Aproximadamente por volta de 1959, Argemiro Rodrigues Nunes adquire um antigo casarão, onde funcionava a sede do Clube Harmonia, nas proximidades do atual Esporte Clube Brasil, na Rua Goiás. Pai de 12 filhos, Argemiro, com o apoio de mais moradores da vila, cede uma sala deste casarão, onde iniciam a educação de seus filhos. Esta escola, mais tarde, vai dar origem a escola Ernesta Nunes .


<




Na foto, a família de Argemiro Nunes, que cedeu uma sala da casa de madeira para que funionasse uma escolinha. Mais tarde, esses alunos foram acolhidos pela Escola Ernesta Nunes, que funcionou inicialmente em caráter municipal.




Da doação do terreno à “brizoleta”

Nascida em 1897 e casada com Apparício Nunes no ano de 1920, Ernesta Nunes teve três filhos: Julieta, Edi e Wilson Nunes. Morreu no ano de 1951 com 54 anos de idade. Grande comerciante de madeira, Apparício doa um terreno para a construção de um novo prédio, onde atualmente está instalada a escola, sendo que, a seu pedido, esta escola recebeu o nome de suaesposa, Ernesta Nunes .
Nesse terreno é construída, em 1961, uma escola de madeira, conhecida como “brizoleta”, denominação pela qual são conhecidas as mais de cinco mil escolas de madeira, construídas no governo de Leonel Brizola, entre 1959 e 1963. Essa escola passou a ser chamada de Escola Municipal Ernesta Nunes, para alunos de 1ª a 4ª série e recebendo os alunos da pequena escolinha que funcionava na antiga sede do Clube Harmonia.



Início das obras do atual prédio da escola. Ao fundo, a antiga brizoleta, que foi o primeiro prédio oficial da Escola Ernesta Nunes.



Na foto (1977), os alunos da 4ª série com a professora Tereza Daudt. Na época, a Escola Ernesta Nunes ainda era uma brizoleta. Tereza Daudt trabalhou durante 17 anos na escola, tendo sido diretora por um período de aproximadamente dez anos.





1977 e o início da construção do prédio atual

Com o passar do tempo e a chegada de novos moradores ao bairro, a estrutura da escola não mais comportava a demanda dos novos alunos que procuravam a escola, necessitando assim de mais espaço. Desta forma, iniciam-se as obras para a construção do novo prédio para a Escola Ernesta Nunes no dia 30 de março de 1977, graças a um convênio firmado entre a prefeitura municipal e o Ministério de Educação e Cultura (MEC). O novo prédi, construído todo em alvenaria, é concluído no dia 3 de novembro do mesmo ano, com um custo aproximado de 100 mil cruzeiros, moeda da época, sendo que desse total 60 mil foram provenientes do MEC e os demais 40 mil, destinados pelo Município .
A cerimônia de inauguração do novo prédio deu-se no domingo do dia 20 de novembro de 1977, contando com a presença do então prefeito Loreno Albuquerque Graeff, professores, alunos, familiares e grande número de pessoas da comunidade. Após a inauguração, também foi celebrada uma missa de ação de graças, pelo padre João Gheno Netto.


Prefeito Loreno Graeff discursa na inauguração do novo prédio da escola.




Foto do prédio da escola logo após a inauguração, em 1978




No ano de 1977, a direção da escola estava sob responsabilidade da professora Tereza Dautt, que contava com a ajuda de mais treze professores, para atender aos 255 alunos matriculados no então primeiro grau, que corresponde, atualmente, ao ensino fundamental de séries iniciais atendendo aos alunos de 1ª a 4ª série.
Com o passar do tempo, a escola foi sendo ampliada, tanto fisicamente com a ampliação do seu prédio, bem como para o funcionamento de novas séries, a exemplo do 1° de março de 1978, quando o prefeito Loreno Albuquerque Graeff concede a autorização para o funcionamento da 5ª série. Já a partir de1982, a instituição amplia ainda mais o seu campo de atuação, quando passa a oferecer vaga para alunos da 6ª série , ampliando em 1983 para a 7ª série e, em 1984, passa a oferecer também a 8ª série do ensino fundamental, estando sob a jurisdição da 7ª Coordenadoria de Educação, sediada no município de Passo Fundo, e passando, então, a ser denominada Escola Municipal de 1° Grau Ernesta Nunes.
No ano de 1990, a escola passa a ser mantida pelo estado do Rio Grande do Sul, sendo que, pelo decreto estadual n. 37.278, de 27 de fevereiro de 1997, passa também a oferecer o ensino médio, antigo 2° grau.




Primeira turma do ensino médio a se formar na escola, em 2000.


No ano de 2011, a escola conta com 57 professores, 14 funcionários e um total de 711 alunos, distribuídos em suas diversas modalidades de ensino. O Ensino Fundamental, séries iniciais, é frequentado por 169 e, nas séries finais, são 164 alunos. Já no Ensino Médio são 182; na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que corresponde ao ensino fundamental, estão matriculados 107 e, no ensino médio, 89 alunos.



Alunos e professores turno da manhã (2011)


Professores, direção e funcionários turno da manhã (2011)


Professores e alunos turno da tarde (2011)



Professores, funcionários e direção turno da tarde (2011)



Professores e alunos turno da noite (2011)



Professores, funcionários~e direção turno da noite (2011)
















Nenhum comentário:

Postar um comentário